14 setembro 2011

O Único e Verdadeiro Licor das Caldas

O Licor de Leite das Caldas da Rainha pela primeira vez numa garrafa....
....a Chocolicor quiz homenagear as Caldas da Rainha ao criar
o Licor das Caldas



É conhecida a «produção» caldense da Malandrice com licor de leite, um conteúdo delicioso que acompanha desde sempre esse elemento tão insólito criado pelos Caldenses.

Um elemento insólito que surgiu nos anos 80 do século XIX como brincadeira. Conhecem-se peças dessa altura com uma qualidade artística digna de nota e feitas por artistas famosos como Bordalo Pinheiro, Costa Mota, Manuel Gustavo, ou ainda Francisco Elias.

Na grande crise económica dos finais do séc.XIX, que se arrastou nas Caldas por muitos anos, muitos artistas Caldenses não tinham trabalho. As fábricas estavam cheias de stocks que não escoavam e alguns operários começaram fazendo, não por brincadeira, mas porque eram muito procuradas as raríssimas peças antigas, os falos, que constituiram a salvação económica de muitos pequenos industriais.

Hoje em dia são poucas as fábricas que produzem estas peças, mas elas continuam a ser feitas em pequenos ateliers, ou até pelos operários das fábricas de cerâmica, nas suas casas em pequenas muflas, e que nelas encontram um extra ao seu orçamento, nada desprezível.

Surgiu mais tarde a famosa “malandrice” com licor de leite, com um «design» novo que apresentava uma feição mais artística, mais estilizada, e leve de insinuação. Era um pequeno sorriso e não uma grosseira graçola.

Hoje em dia a Malandrice com licor de leite é conhecida em qualquer lado do país mas o conteúdo que é um delicioso licor típico da nossa região, nunca “saiu” do falo de barro para ser comercializado em garrafa de vidro. Um licor de leite único, com uma receita guardada em segredo por quem o produz, que sempre acompanhou o elemento mais famoso das Caldas da Rainha.

Era necessário homenagear o licor de Leite das Caldas da Rainha, que muitas vezes não é consumido porque as pessoas optam por não abrir a malandrice, ao preferir guardá-la apenas como uma graçola.....por isso decidimos fazer desse licor o “Licor das Caldas”, por ser a bebida que mais se identifica com as Caldas da Rainha.

Venha conhecer e saborear o Licor das Caldas junto á estátua da Rainha no centro das Caldas, na loja da artista ceramista Georgina Silva, no "Parque Atelier"...o único sítio onde poderá encontrar o licor nas Caldas da Rainha